Por que será que é tão difícil tomar decisões, principalmente quando se trata da questão financeira? Para a empresária e economista brasileira Cláudia Angélica Martinez, ainda que seja complicado escolher as formas ideais na hora de cuidar do seu dinheiro, a melhor maneira de se obter a independência financeira é estudar sobre o assunto.
Existem diversos métodos disponíveis para se obter uma educação adequada na hora de poupar o seu dinheiro hoje em dia, mas ainda assim, são poucas as pessoas que demonstram interesse em cuidar do seu patrimônio. Foi pensando nisso que selecionamos algumas dicas para que você não perca mais tempo e invista o quanto antes em sua independência financeira. Leia o artigo e anote as dicas a seguir.
O que é independência financeira?
Em primeiro lugar, quando falamos em independência financeira, não estamos falando necessariamente sobre liberdade financeira. Ainda que uma dependa da outra, ambas possuem as suas diferenças. Conforme explica a economista Cláudia Angélica Martinez, a liberdade financeira ocorre quando o indivíduo possui a sua verba e consegue controlá-la da melhor maneira possível, mas ainda depende de um emprego.
Já a independência financeira ocorre quando a pessoa consegue acumular uma boa parte de dinheiro e se vê livre para viver somente da renda, sem que precise depender do salário de um trabalho. Um verdadeiro sonho, não é mesmo? Felizmente, as condições para que você tenha essa independência são bem reais, e você só precisa dedicar o seu tempo em boas estratégias, além de estudar os melhores métodos para a sua realização.
Dicas de como adquirir a tão sonhada independência financeira
Conforme comenta a economista brasileira Cláudia Angélica Martinez, o melhor jeito para obter essa independência financeira é feito através da sua própria disciplina, ou seja, o primeiro passo acaba sendo a organização pessoal e o investimento em estudos e incentivos sobre como administrar o seu salário. Em outras palavras, cabe ao interessado:
- Organizar a sua renda, a fim de ter um total controle sobre para onde vai cada centavo do bolso;
- Procurar os melhores métodos de investimentos, a fim de que o dinheiro seja multiplicado;
- Mudar os hábitos e deixar de gastar o salário com coisas que não vão acrescentar em nada.
Agora que você já sabe como começar, vale a pena se aprofundar em ações sociais que visam contribuir com o conhecimento de estratégias que servirão para multiplicar o seu patrimônio. Conforme comenta a empresária Cláudia Angélica Martinez, o melhor incentivo para se obter a independência financeira é a certeza de que, ao saber gastar e investir, você está cada vez mais próximo de curtir a vida com o próprio recurso.