Noticias

Solange Moraes acredita na importância do ensino de Libras para grupos de resgate e atendimentos de urgência

A pré-candidata a deputada federal por São Paulo, Solange Moraes, acredita que desde o reconhecimento da Libras, em 2002, como a segunda língua oficial do Brasil, ela passou a ter um papel ainda mais importante na sociedade, afinal, é uma forma de comunicação necessária para fins de inclusão e integração de toda uma comunidade. Por esse motivo, a jornalista acredita que incluir seu ensino para grupos de resgate e atendimentos de urgência é indispensável. Mas você já se perguntou por quê? Não? Então leia este artigo até o final e entenda.

O que é a Libras?

Libras é a abreviação para Língua Brasileira de Sinais e diz respeito à forma de comunicação utilizada por pessoas surdas no Brasil. Na prática, trata-se de uma língua falada por meio da capacidade visual-motora de uma pessoa, e diferentemente do que muita gente acredita, não é como um “português em sinais” ou mímica, mas uma língua constituída como um sistema linguístico, uma vez que transmite ideias, fatos, sentimentos, etc., e que possui, inclusive, gramática própria. 

Além disso, Solange Moraes destaca que além de poder ser utilizada por pessoas surdas, a Libras também pode ser utilizada por pessoas surdo-cegas e pessoas surdas sem braços. Isso significa que ela é extremamente útil e importante para que essas pessoas possam se comunicar não somente entre si, como também com toda comunidade.

De acordo com Solange Moraes, um exemplo prático da importância da Libras aconteceu muito recentemente em Leme, no interior de São Paulo, quando num momento de prestação de socorro, o bombeiro Walker Isaac, por saber falar o idioma, pôde salvar a vida de uma pessoa surda que informou ter alergia a um determinado medicamento. 

Para Solange Moraes, a inclusão da Libras em toda sociedade é importante, no entanto, o ensino para grupos de resgate e atendimentos de urgência é mais do que isso: é indispensável! Até porque, não são raros os casos em que uma pessoa ouvinte se depara com um surdo e tenta falar mais alto ou através de gestos/mímicas. 

Do mesmo modo, a pré-candidata Solange Moraes comenta que, diversas vezes, as pessoas surdas, surdos-cegas ou surdas sem braços não conseguem o mesmo atendimento que uma pessoa ouvinte, ou seja, com qualidade ou sem passarem por algum constrangimento. Se colocando no lugar delas e tendo, minimamente, empatia, é possível perceber quão desagradável é, não é mesmo?

Mas você conhece Solange Moraes?

Editora, apresentadora, palestrante e jornalista: essas são funções que Solange Moraes já realizou, excelentemente, ao longo de sua vida profissional. Seu último papel na mídia foi como apresentadora do programa de TV Falando Nisso, vinculado à rede Band Vale, no qual atuou por 13 felizes anos. No entanto, a jornalista decidiu renunciar ao cargo, pois acredita que a essa altura de sua carreira possui muito conhecimento, muitos sonhos para o país e boa vontade para atuar politicamente, no cargo de deputada federal.

A pré-candidata é filiada ao Partido Progressista, e assim como o nome, ela acredita que investir no ensino de Libras para grupos de resgate e atendimentos de urgência é uma forma de progresso na sociedade brasileira. Por essa razão, se você se identifica com esse propósito de Solange Moraes, então você precisa acompanhá-la em suas redes sociais para saber, cada vez com mais detalhes, de seus outros planos e projetos. Confira:

Instagram: https://www.instagram.com/solangemoraesoficial/

Facebook: https://www.facebook.com/solange.moraes.568

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo